A doença mais frequente da Cirurgia Vascular são as varizes, acometem cerca de 40% da população, são veias permanentemente dilatadas que perdem a sua função, com insuficiência das suas válvulas. Em geral, como fatores desencadeantes podem ser a predisposição familiar, obesidade, hábitos de vida, na mulher o número de gestações, uso de hormônios entre outras causas.
![](https://static.wixstatic.com/media/8c66fd_dbe6d844600d472cb347e11465657a8f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_740,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/8c66fd_dbe6d844600d472cb347e11465657a8f~mv2.jpg)
Foto: Varizes
As varizes dos membros inferiores podem ser assintomáticas, e a queixa do paciente ser só estética, pode ocorrer sensação de peso no final do dia, edema, escurecimento da pele, sensação de coceira e presença de lesão ulcerada.
Como é feita a avaliação do paciente com varizes no check-up vascular?
Avaliação clínica, que inclui observar os trajetos venosos com o paciente em pé, afastar outras doenças das extremidades e observar que algumas vezes as varizes podem surgir após um quadro de trombose venosa profunda (obstrução de uma veia profunda) prévia.
Avaliação com Doppler colorido venoso de ondas pulsáteis será necessário para avaliar as veias mais profundas e as veias superficiais, dentre elas as veias safenas. O uso de instrumentos como o fleboscópio e/ou a realidade aumentada também poderão auxiliar na avaliação.
Tratamento das Varizes, dependendo de cada caso, o tratamento será escolhido pelo especialista e será feito um planejamento terapêutico.
Clínico - medicamentos que auxiliam o retorno do sangue
Cremes para hidratar a pele
Meias elásticas para aliviar sintomas como peso e edema, a função da meia elástica é auxiliar o retorno do sangue
Cirúrgico - as veias varicosas são retiradas com microincisões e micro ganchos vasculares para um ótimo resultado estético. Em alguns casos a retirada da veia safena será necessária, dependendo da avaliação do especialista.
Microflebctomia (“microcirurgia”) - procedimento similar ao tratamento cirúrgico, porém este procedimento utiliza anestesia local e pode ser feito a nível ambulatorial.
Escleroterapia - procedimento onde se injeta uma substância química líquida ou em forma de espuma no interior do vaso e este faz com que o vaso se feche, com o desaparecimento do mesmo. A escleroterapia (‘secagem de vasos”) é um método de escolha para tratar os pequenos vasinhos (telangiectasias) e pode ser associada a outros métodos como o laser e a radiofrequência. Este método também pode ser utilizado na forma de escleroterapia com espuma densa em veias varicosas maiores dependendo da avaliação do especialista.
Radiofrequência - método de ação física onde a radiofrequência irá agir na camada interna do vaso ou de uma veia maior e fazer com que o vaso se feche e ocorra o tratamento do mesmo. Método que pode ser associado a escleroterapia convencional com otimização do tratamento.
Laser - de forma similar a radiofrequência também atua fazendo a termoablação e de forma associada com outros métodos pode ser utilizado.
Comments