A rinoplastia é um procedimento cirúrgico destinado a alterar a estrutura nasal. Essa pode ser estética e/ou funcional, visando melhorar não apenas a função respiratória, mas também a aparência estética do nariz. Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes está a localização das cicatrizes. Nesse sentido, devemos dividir as rinoplastias em:
• Rinoplastia fechada: as incisões são feitas do lado de dentro do nariz, na mucosa nasal. Isso significa que as cicatrizes são internas e não visíveis externamente. Geralmente essa abordagem tem uma aplicação restrita, pois limita muito os ajustes da ponta nasal.
• Na rinoplastia aberta: uma pequena incisão é feita na columela, a parte de pele que separa as narinas, a qual continua pela parte de dentro do nariz. Essa abordagem expõe todas as áreas do nariz, inclusive a ponta nasal, o que permite ajustes detalhados nessa região tão delicada.
A escolha entre rinoplastia fechada e aberta pode depender da extensão das mudanças desejadas e da preferência do cirurgião.
Consultar o médico cirurgião plástico experiente é fundamental para discutir as opções disponíveis e tirar dúvidas.
Comentários