O melanoma é um tipo de câncer de pele que se desenvolve nos melanócitos, as células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele. É o tipo mais agressivo de câncer de pele e pode evoluir com metástases em outros órgãos. Por isso a necessidade de um diagnóstico precoce.
O exame dermatológico do melanoma envolve uma avaliação cuidadosa da pele, feita por um dermatologista, que pode utilizar um dermatoscópio para melhor visualização. Devemos sempre levar em consideração também o histórico familiar e estudo genético (sempre que necessário).
Inspeção Visual: O dermatologista examina todas as áreas da pele, incluindo aquelas não expostas ao sol, em busca de sinais suspeitos.
ABCDE do Melanoma
• A (Assimetria): Metade da lesão não é igual à outra.
• B (Bordas): Bordas irregulares, entalhadas ou mal definidas.
• C (Cor): Variação de cor de uma área para outra; tons de marrom, preto, vermelho, branco ou azul.
• D (Diâmetro): Geralmente maior que 6 mm (aproximadamente o tamanho de uma borracha de lápis).
• E (Evolução): Mudança no tamanho, forma, cor ou sintomas (coceira, sangramento).
Dermatoscopia: Utilização de um dermatoscópio para ver estruturas não visíveis a olho nu, ajudando a identificar características de melanoma.
Biópsia: Se uma lesão suspeita for encontrada, uma biópsia é realizada para confirmação diagnóstica. À amostra de pele é enviada para análise laboratorial.
É fundamental lembrar que, em alguns casos, podem ser amelanocíticos. Além disso, é importante prestar atenção às áreas de atrito, como plantas dos pés, palmas das mãos, entre outras.
Marque sua consulta: Não deixe de fazer seus exames regulares e proteger sua pele. Agende uma consulta com seu dermatologista para uma avaliação completa.
Comments