top of page

Aneurisma

Aneurisma é uma dilatação localizada de uma artéria, pode acometer a aorta, uma artéria de grande importância que sai do coração e leva sangue para o resto do corpo. O aneurisma de aorta abdominal é o mais frequente, e se não tratado dependendo do seu tamanho pode romper subitamente e o paciente vir a óbito antes mesmo de chegar ao pronto atendimento. O aneurisma de aorta abdominal pode ser encontrado em cerca de 2% da população acima de 50 anos, 5% em homens com mais de 70 anos e 20% em irmãos de pessoas que têm diagnóstico de aneurisma. O aneurisma também pode ocorrer em outras artérias, o mais frequente após ao de aorta é o de artéria poplítea, artéria que passa atrás do joelho e leva o sangue para os pés, o aneurisma de artéria poplítea pode ocluir (trombosar) e levar ao entupimento das demais artérias da perna , colocando em risco a extremidade por falta de circulação. A doença aneurismática pode ocorrer por diversos fatores, similares aos da aterosclerose, como: tabagismo, hereditariedade, aumento do colesterol, hipertensão, diabetes entre outros.


Foto: Aneurisma


Como é feita a avaliação das artérias para saber se o paciente tem um aneurisma?


Faz parte do check-up vascular, na avaliação clínica a palpação dos pulsos e do abdômen, onde podemos em alguns pacientes conseguir palpar a aorta e então fazer o diagnóstico ou a suspeita clínica do aneurisma, que poderá ser confirmada por meio de exames de imagem como um simples ultrassom de abdômen total, um Doppler arterial colorido de aorta, uma angiotomografia, entre outros. A indicação do tratamento cirúrgico depende do diâmetro do aneurisma e das condições clínicas do paciente. Quanto maior o aneurisma maior o risco de rotura, se a ruptura ocorrer subitamente o paciente pode ir a óbito antes de chegar ao Hospital e se chegar ao Hospital o risco de óbito também é grande nos aneurismas rotos, operados na urgência.


Em relação ao aneurisma de artéria poplítea o risco não é de ruptura, mas sim de obstrução das artérias, o que pode levar a perda da circulação súbita e colocar o membro em risco.



Tratamento dos aneurismas


A escolha do tratamento para o aneurisma dependerá do seu tamanho e das

condições clínicas do paciente.


Para casos selecionados, um catéter é introduzido na artéria acometida com aneurisma, por exemplo a aorta abdominal e uma endoprótese é colocada no interior da aorta na porção aneurismática (dilatada), para correção do problema e evitar o rompimento do aneurisma.


Cirurgia convencional para colocação de uma prótese para correção do aneurisma.


Dependendo do tamanho do aneurisma não será necessária nenhuma intervenção, mas o acompanhamento com exames de imagens periódicos para monitorar o diâmetro e se este aumentar poderá ser necessária a intervenção cirúrgica. O principal fator de risco relacionado com a ruptura do aneurisma é o tabagismo, logo cessar o tabagismo é fundamental além do controle dos outros fatores de risco: hipertensão arterial, colesterol entre outros.


Atenção!

Se ocorrer ruptura súbita do aneurisma de aorta o paciente poderá ter queda da pressão, desmaio, dor abdominal que irradia para as costas e a procura de um pronto atendimento deverá ser feita de forma imediata, trata-se de uma urgência médica onde o paciente terá risco de vida. Quando o aneurisma for da artéria poplítea (artéria que se encontra atrás do joelho) o paciente pode ter obstrução desta artéria e das demais artérias da perna levando a um quadro de isquemia (falta de sangue) ocorrendo dor, palidez, diminuição da temperatura do membro, entre outros sinais. Também se trata de uma urgência médica e o tempo de procura do pronto atendimento também fará diferença no salvamento do membro, que deverá em geral ser submetido a uma cirurgia de urgência para a correção da doença.

Comments


DH CLÍNICA

Rua Bom Pastor, 1238 - Ipiranga São Paulo, SP - CEP 4203001

(11) 9.8291-0857

(11) 2063-3540

  • Branca Ícone Instagram

All Rights Reserved.

2022 © DH Clínica

bottom of page